segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Difícil embalar


Na noite deste domingo, o Grêmio ficou no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado mantém o time do técnico Renato Gaúcho na zona de rebaixamento, no mesmo 17º lugar, com 16 pontos.

Depois de um primeiro tempo irregular, o Tricolor apresentou boa atuação no segundo, quando dominou o Furacão, criou situações de gol mas pecou nos arremates. O placar foi aberto por Maikon Leite, aos 35 minutos iniciais, após falha da defensiva azul. O zagueiro Vilson, aos 14 da etapa final, deixou tudo igual ao aparar de cabeça o cruzamento da direita de Leandro.

Na próxima quarta-feira, às 19h30min, o time gaúcho volta a campo para enfrentar o Guarani, no estádio Olímpico, pela penúltima rodada do primeiro turno do Nacional.

- O jogo

Com dois estreantes, os laterais Gabriel e Gilson, o Grêmio entrou em campo novamente no esquema tático 4-4-2, implantado a partir do confronto diante do Santos na última quarta.

Bem postado, apesar da improvisação de Gilson no meio, o time gaúcho controlava os donos da casa e até arriscava a saída no contra-ataque. O primeiro arremate, porém, foi paranaense: aos quatro, de fora da área, Bruno Mineiro atirou à direita de Victor.

A resposta azul veio forte aos 11. Jonas recebeu de Souza no bico esquerdo da área, deu dois cortes no marcador e jogou de canhota, por cima. O meia pedia livre no lado oposto.

Com menos posse de bola, o Atlético-PR tinha dificuldades para superar a marcação gremista. Chegou com perigo pela primeira vez aos 18, após Rochemback pisar na bola, Maikon Leite roubar, invadir a área e fuzilar para o gol. Victor espalmou.

Aos poucos, o Furacão equilibrava as ações, à medida em que o Grêmio mostrava-se deficiente na articulação ofensiva. Com 25 minutos, explorando o sempre precário lado esquerdo da defesa tricolor, Paulo Baier foi ao fundo e cruzou forte para dentro. O atacante Bruno Mineiro ganhou no alto e cabeceou sobre a meta gaúcha.

No intervalo de um minuto, entre 28 e 29, o time de Renato Gaúcho ensaiou bons ataques, mas Jonas pecou em ambos. No primeiro, bateu fraco de canhota à altura da meia lua, facilitando a intervenção de Neto. No segundo, perdeu na corrida para Wagner Diniz e desperdiçou o contragolpe.

A incompetência ofensiva seria agravada por erros da defesa aos 35, quando o Grêmio praticamente cedeu um gol ao adversário. Numa atravessada da direita, Rochemback tentou cortar e desviou para trás. A bola poderia ser dominada por Rafael Marques, que estranhamente não dividiu com Maikon Leite. O camisa 11, então, teve apenas o trabalho de tocar na frente, limpar Victor e escorar para as redes: 1 a 0.

Desestabilizada, a equipe tricolor “sentiu” a abertura do placar. A qualidade de seu arqueiro, contudo, impediu que a vantagem fosse ampliada. Aos 37, Branquinho avançou pela esquerda e bateu cruzado. Victor saltou e tapeou para o lado. No minuto seguinte, Bruno Mineiro soltou uma bomba de fora da área, no canto direito. O camisa um tirou através de uma ponte.

No segundo tempo, Renato corrigiu o erro na escalação e mandou Adilson a campo, em substituição a Gilson. Com mais iniciativa, o Grêmio ao menos construía situações de gol.

Aos três, Borges chegou a empatar após cobrança de escanteio e desvio de Jonas. A arbitragem, porém, corretamente assinalou impedimento do atacante. Aos cinco, Adilson avançou com bola dominada e ligou para Borges, que fez o seu tradicional giro sobre o adversário e bateu no canto de Neto. O chute, porém, saiu sem força e parou nas mãos do camisa um.

Aos oito, em bela triangulação, Fábio Santos tocou rasteiro dentro da área, Borges fez o corta-luz e Jonas veio de trás para bater de esquerda, procurando o ângulo direito. O chute saiu a poucos centímetros do travessão.

Tamanho volume seria confirmado logo em seguida. Aos 14, instantes depois de entrar em campo, Leandro dominou na ponta direita e cruzou em curva quase na marca do pênalti. O zagueiro Vilson subiu mais que a defesa e torneou de cabeça, fora do alcance de Neto: 1 a 1.

Embora retraído após obter o empate, o Grêmio não via o Atlético-PR ameaçar de forma efetiva e, com espaço, começava a tentar a virada.

Com bom toque de bola e o avanço dos laterais, o time gaúcho acumulava oportunidades. Aos 22, Borges aparou na intermediária e chutou seco, embaixo. O goleiro Neto viu a bola acertar sua trave direita e tomar a direção da linha de fundo. Aos 26, Rochemback cobrou falta lateral e Bruno Mineiro desviou no alto, alterando a direção do chute que iria às redes.

Acuado, o Atlético-PR era incapaz de sair de seu campo defensivo. Aos 38, Paulo Baier ainda procurou o canto esquerdo de Victor, após belo domínio na frente. O goleiro segurou sem dificuldades.

A última chance azul viria aos 42, com o arremate de Leandro de fora da área. O goleiro Neto, de grande atuação no segundo tempo, tapeou a escanteio. O Tricolor somaria mais um empate no Brasileiro, já que não transformou em gols o domínio do segundo tempo na Arena da Baixada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário