quinta-feira, 20 de maio de 2010

Agora é o Brasileirão

O Grêmio tem o seu foco completamente voltado para o Campeonato Brasileiro a partir desta quarta-feira. O próximo jogo é contra o Palmeiras no Parque Antártica. Na Copa do Brasil, o Grêmio ficou nas semifinais. Apesar do esforço gremista, a equipe foi derrotada por 3 a 1 para o Santos nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Na primeira partida, o Tricolor havia vencido a equipe santista por 4 a 3, no Estádio Olímpico.

Mesmo jogando fora de casa e com a vantagem do empate, o Tricolor não quis saber de se defender e partiu para o ataque. Aos 7min, após cobrança de escanteio, Jonas dominou na área, limpou a marcação e chutou. Na sequência, a bola bateu na zaga santista, que afastou o perigo. O Grêmio continuou pressionando. Aos 12min, Edilson cruzou da direita. O zagueiro Pará quase marcou o gol contra ao cortar a bola para escanteio.

O primeiro lance de perigo do Santos surgiu um minuto depois num contra-ataque rápido. André invadiu a área. Na sequência, atacante chutou rasteiro, mas a bola bateu na rede, pelo lado de fora.

Aos 22min, Borges recebeu belo lançamento, ganhou na velocidade dos marcadores, invadiu a área e bateu forte. A bola saiu com muito perigo, assustando o goleiro Felipe, do Santos. A equipe de Dorival Júnior voltou a assustar aos 30min, após um bate-rebate na entrada da área, Neymar ficou com a bola e soltou a bomba. Victor fez excelente defesa no chute à queima roupa. Na sequência a zaga afastou a bola para escanteio.

No final da primeira etapa, Douglas fez bela jogada individual, limpou dois marcadores e chutou. O goleiro Felipe segurou firme.

Precisando da vitória, o Santos voltou para o segundo tempo no ataque. Aos 6min, Paulo Henrique Ganso acertou um chutaço de fora da área, no ângulo de Victor, indefensável. A equipe santista aumentou aos 24min, no contra-ataque, André escapou pela direita e lançou Robinho pelo meio. Atacante recebeu na frente e tocou por cima da saída de Victor.

Aos 29min, Douglas cobrou falta na área e Jonas cabeceou. O goleiro Felipe não segurou, e Rafael Marques bem posicionado mandou para o fundo da rede.

Com o resultado desfavorável, o Grêmio se lançou ao ataque, mas quem marcou foi o Santos. Aos 40min, o lateral Wesley se livrou de Adilson, driblou Victor e mandou para o fundo da rede.

A partir de agora, o Grêmio convoca o seu torcedor a apoiar a equipe em busca do terceiro título do Campeonato Brasileiro e a caminha recomeça no sábado, contra o Palmeiras.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Calçada da Fama


A Calçada da Fama do Grêmio recebeu mais dois craques no final da tarde desta segunda-feira. Os campeões Baltazar e Edinho eternizaram seus nomes na história gremista. O evento teve a presença de um grande número de torcedores, que buscavam fotos e autógrafos dos eternos ídolos.

Baltazar foi o autor do gol do primeiro título nacional do Grêmio em 1981, quando o Tricolor venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi. Atualmente morando em Goiânia, Baltazar mostrou-se emocionado com a homenagem: "Sempre fui agradecido por tudo o que o Grêmio fez por mim. Eu e minha família estamos muito felizes com este momento", disse Baltazar.

Edinho veio para o Grêmio em 1989 como um jogador já consagrado, depois de participar de três Copas do Mundo. Ele foi o capitão do time que conquistou a primeira Copa do Brasil. Para ele, o Grêmio é um clube que sabe valorizar a sua história: "O torcedor do Grêmio nunca esquece seus ídolos. O Grêmio marca a nossa vida", disse o zagueiro.

O presidente Duda Kroeff destacou a alegria de contar com os dois ídolos na Calçada da Fama. Para ele, que estava no Morumbi na conquista do Brasileiro de 81, "é uma honra contar com atletas e homens com o perfil de Baltazar e Edinho".

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Corrida pra Vencer o Diabetes





Mesmo com o frio e a garoa fina que caiu sobre Porto Alegre durante a manhã de ontem, cerca de 4,5 mil pessoas participaram da 12 edição da Corrida para Vencer o Diabetes, promovida pelo Instituto da Criança com Diabetes (ICD). Gremistas e colorados andaram lado a lado durante o percurso de 4,5 quilômetros, em um exercício de solidariedade.
A largada ocorreu por volta das 10h, na avenida Goethe, na altura da passarela do Parcão, que se coloriu com balões para receber os participantes e suas famílias. Até domingo, havia sido contabilizada a venda de mais de 30 mil camisetas. Os corredores recebiam o material decorado com distintivos do Grêmio ou do Inter no momento de sua inscrição. "O evento representa desenvolvimento para o Instituto da Criança com Diabetes", declarou a gerente executiva da instituição, Maria Tereza Brenner Lima.
O projeto contempla o atendimento de crianças e adolescentes com a doença e assistência para familiares. O valor arrecadado com as camisetas, que deverá ultrapassar os R$ 300 mil, representa de 50% do orçamento do órgão, segundo Maria Tereza. Mais de R$ 1,8 milhão foi arrecadado nas edições anteriores - a construção do ICD foi possível com o valor arrecadado nas cinco primeiras promoções.
A receita obtida é toda destinada à instituição, já que o custo da organização da prova fica a cargo dos patrocinadores. "Todo o investimento tem como objetivo oferecer aos pacientes tecnologia de última geração em aparelhagem, novas técnicas de tratamento e os melhores insumos", destacou o diretor-presidente do ICD, Balduino Tschiedel. "Sabemos também que muitos diabéticos sofrem na espera de receber recursos do governo", afirmou. O instituto trabalha atualmente no atendimento a 2 mil pacientes. Em sua estrutura, o ICD conta com ambulatório, gabinetes odontológicos, salas de aula e uma brinquedoteca.
O prefeito José Fortunati compareceu ao evento e salientou a importância do ICD. "Somente uma instituição dessa envergadura agrega gremistas e colorados juntos, visando à solidariedade", disse. O medalhista olímpico pela seleção masculina de vôlei Paulão também estava presente. "Quem ganha é a sociedade, que proporciona a essas crianças mais qualidade de vida", disse.
Para quem participou da prova, o clima era de festa, já que a vitória é de quem necessita do tratamento. Everton Mello, por exemplo, comparecia pela primeira vez e ressaltou a importância da iniciativa. "Quero poder colaborar com a causa", declarou. Já Florismundo Soares Ferreira, de 60 anos, que tem um filho diabético e já é veterano em participações, explicou: "Vale a pena acordar cedo e ajudar diversas pessoas que não teriam condições de acesso a um tratamento adequado".

Na chegada, os corredores recebiam uma banana e uma bergamota para repor as energias. Em barracas localizadas na avenida, a população podia realizar testes de glicose e pressão. As crianças dispunham de um espaço específico para brincar. O crocodilo inflável gigante, o "croco", fez sucesso.

Time misto e derrota no Olímpico


Pensando no jogo contra o Santos, o técnico Silas começou com cinco titulares: Victor, Mário Fernandes, William Magrão, Douglas e Hugo. Assim, a equipe apresentou problemas de desentrosamento na primeira etapa.
O Corinthians se aproveitou disso conseguiu abrir o placar logo aos cinco minutos. Após cobrança de escanteio no segundo poste, o volante Ralf ganhou a disputa pelo alto com Mário Fernandes e cabeceou para as redes: 1 a 0.
O Grêmio tinha sérios problemas ofensivos. Sem os titulares, Bergson pouco aparecia. O Corinthians marcava a saída de bola e conseguia impor dificuldades.
A melhor chance gremista na primeira etapa foi de escanteio, aos 29 minutos. Após a cobrança, a bola picou e sobrou para Leandro, na pequena área, que cabeceou do jeito de deu. Em cima da linha, Felipe conseguiu salvar o Corinthians.
O Tricolor ainda teve um problema sério antes do intervalo. Em duas divididas de bola, Mário Fernandes sentiu o ombro após de apoiar no chão. No segundo lance, teve de ser substituído por Fernando. O zagueiro preocupa para o duelo contra o Santos.
Segundo tempo
Silas tentou deixar a equipe mais ofensiva colocando Jonas no lugar de Douglas. Assim, Leandro recuou para fazer a armação.
Dessa forma, o Grêmio quase conseguiu empatar logo aos dois minutos. Depois de cruzamento da direita, Bérgson não chegou, a zaga afastou e, de primeira, Leandro chutou direto pela linha de fundo. A bola passou rente à trave direita. Pouco depois, Jonas arriscou da intermediária e Felipe defendeu, sem grandes problemas.
Quando o time gaúcho era melhor, os paulistas ampliaram em uma falha de defesa. Dentinho foi lançado na ponta esquerda e cruzou rasteiro. Bruno Collaço errou em bola e Souza, livre, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Silas tentou mudar novamente o panorama da partida, colocando Maylson na vaga de Hugo. E no primeiro lance da revelação do Gauchão, um gol. Ele foi lançado na área por Jonas e disparou cruzado, com precisão.
Depois de descontar, o Grêmio não conseguiu impor uma pressão para empatar o jogo. O Corinthians melhorou e passou a valorizar a posse de bola. O jogo ficou disputado no meio-campo e a partida acabou mesmo no 2 a 1, para o Timão.