sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bandeira Tremulando



Desde as 12h55min desta sexta-feira, uma bandeira do Grêmio medindo 8m10cm de altura por 11m70cm de comprimento tremula 42 metros acima do chão em que será construído o novo estádio do clube, na Avenida Padre Leopoldo Brentano, bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre. Ela foi hasteada no mastro oficial da Arena às 12h55min desta sexta-feira.

As obras de construção começam em julho e têm previsão de conclusão para dezembro de 2012. Prazo que o presidente Duda Kroeff fez questão de ressaltar que será cumprido.

– Tenho certeza que daqui a 32 meses estaremos aqui inaugurando o estádio – afirmou Duda Kroeff.

Adalberto Preis, presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa responsável pela obra, também foi enfático:

– Isto prova que o projeto está em andamento.

Preis destacou ainda que a ideia da colocação da bandeira foi sugerida por torcedores, por meio de comunidades sobre a Arena na internet.

O diretor da OAS Empreendimentos, Carlos Eduardo Paes Barreto Neto, destacou que a inauguração do mastro mostra o engajamento total com a construção do estádio.

– Estamos fazendo esses marcos temporais para mostrar o engajamento do clube. Estamos finalizando os licenciamentos junto à Prefeitura de Porto Alegre e depois encaminharemos o financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) – explicou.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também participou da cerimônia. Disse que a localização da Arena será fundamental para acesso de quem vem do Interior e da Região Metropolitana, e também para desafogar a área central da cidade.

Além de autoridades, torcedores, dirigentes e ex-dirigentes gremistas, os goleiros Victor e Danrlei também participaram do evento.

– Espero que hoje seja a continuidade da carreira vitoriosa do Grêmio. Espero que esse novo projeto dê muitas alegrias e orgulho ao torcedor – observou Victor.


Revista Digital disponível


A revista comemorativa à conquista do Título do Campeonato Gaúcho 2010 pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense já está disponível na versão digital para todos os gremistas do mundo conferirem os melhores momentos com fotos, declarações e tudo que envolveu este período do Imortal Tricolor. “Mais uma vez, nossa iniciativa é pioneira em termos de clubes de futebol do país”, comemora Cesar Pacheco, vice presidente do Grêmio.

Para acessar a versão digitalizada basta entrar no site www.revistadogremio.com.br. O formato da revista tem a tecnologia FlipPage, o que permite fazer download em pdf, imprimir e guardar esse momento do clube para sempre.

Estando sempre atento às novas ferramentas disponíveis no mercado, o Grêmio quer dar sequência deste meio de comunicação com futuras edições e proporcionar mais aproximação do clube com seu torcedor, oferecendo informações atuais de todos os departamentos, como futebol, categorias de base, quadro social, marketing, exército gremista, consulados, a loja do Grêmio no Estádio Olímpico e a loja virtual, rede social, entre outros.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Não ta morto quem peleia


O que o Olímpico viu na noite desta quarta pode ter sido um dos últimos jogos que entrarão para a história do estádio. O Grêmio encarou o Santos pela primeira semifinal da Copa do Brasil em um partidaço. Depois de largar perdendo no primeiro tempo, fez quatro gols no segundo tempo. André fez os gols santistas nos 45 minutos iniciais. Mas Borges (três) e Jonas garantiram a virada. Robinho descontou no fim
A igualdade de forças na queda de braço entre as duas melhores campanhas na temporada não passou de 15 minutos. O Grêmio se apresentou para o jogo no 3-5-2, com Hugo na ala-esquerda, Mário Fernandes na zaga e Edílson pela direita.
Não funcionou conforme o esperado, se a ideia era surpreender. Douglas ficou sem parceria para a criação, Hugo se apagou por um setor em que já disse não gostar de atuar. Enquanto isso, o Santos puxava os contra-ataques e ditava um ritmo forte do meio para frente, com Ganso, André, Robinho e Marquinhos — que substituiu Neymar, suspenso. Na defesa, Durval e Edu Dracena foram superiores à dupla Jonas e Borges.
Mas o time de Dorival Junior começou a abrir a caixa de ferramentas e repertório de jogadas aos 15 minutos da etapa inicial. Escanteio cobrado da esquerda de ataque por Marquinhos, com efeito, deixou Victor indeciso se saía para tentar espanar a bola ou não. André não teve dúvida. Cabeceou na altura do segundo poste, estufou as redes.
O Grêmio em campo sentiu, e o Grêmio fora de campo, a torcida, também. Silêncio no Olímpico. E não teve chance de reação. Douglas, na tentativa de fazer um lançamento para Hugo na esquerda, teve a bola roubada por Ganso, um maestro.
O meia santista deu passadas largas pelo círculo central, tendo a bola dominada, e colocou André de frente para o gol. O atacante bateu fora do alcance de Victor e estabeleceu o 2 a 0 no placar.
A partir disso Silas passou uma borracha no 3-5-2. Mário veio para a lateral, Edílson foi para a esquerda e Hugo reapareceu como meia. A reação do Grêmio veio, mas parou no goleiro Felipe. Na única vez que a zaga furou, cometeu pênalti.
Willian Magrão foi derrubado por Durval. Jonas se apresentou, bateu no meio do gol e Felipe defendeu. No rebote, Edilson mandou para a linha de fundo.
O Grêmio ainda teve chances com Adilson e novamente com Edilson, em cobranças de falta. Felipe foi impecável na defesa.
Parecia tudo perdido. Santos é o time do momento, melhor ataque do Brasil na temporada, meninos da Vila Belmiro abriram boa vantagem no primeiro tempo. Parecia. Bastaram 22 minutos na etapa final para tudo virar, mas tudo mesmo. Sem fazer alterações no time, o time de Silas cresceu. Pesa aí também o fato de o Santos ter voltado para o jogo "desacelerado". Melhor para o Grêmio que começou a partir disso a reação.
Bastaram 10 minutos para que o Grêmio descontasse. Borges aproveitou rebatida da zaga do Santos e bateu da pequena área. Oito minutos depois, Borges de novo. Em um contra-ataque fulminante puxado por Douglas, pelo meio. Ele abriu na direita para o avanço de Jonas, que rolou a bola cruzada na área, rasteirinha. Borges só encostou e igualou o marcador.
Não parou por aí. O Grêmio viu que era possível e seguiu em cima. Jonas recebeu na intermediária, olhou para Felipe e bateu no ângulo aos 22 minutos. Enfim o 3 a 2 e o Grêmio havia construído a virada. Os meninos de Dorival Júnior estavam só na defesa, Ganso havia sumido. O treinador, inclusive chegou a queimar substituição colocando Rodrigo Mancha no lugar de Marquinhos. Minutos depois tirou Mancha e colocou Rodriguinho.
E o Grêmio ainda tinha mais a apresentar. Jonas começou a joagda pela direita e inverteu para Hugo na esquerda. A bola voltou para o atacante, que viu o ingresso de Borges na área. O centroavante não perdoou e bateu no canto de Felipe aos 30 minutos.
Mas Santos tinha Robinho. Num lançamento aos 37 minutos, em lance normal, dominou no peito dentro da área e bateu para descontar no placar: 4 a 3.

domingo, 9 de maio de 2010

Estréia sem gols


Já era sabido que Atlético-GO e Grêmio entrariam em campo, na noite deste sábado, para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, com times recheados de reservas. Como ainda disputam a Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, as equipes pouparam jogadores para os confrontos das semifinais. Com isso, a dificuldade de ambos os lados em armar jogadas foi um dos motivos para o placar ter terminado 0 a 0.

Outro motivo foi a bela atuação do goleiro Victor. No segundo tempo, quando o Atlético-GO mais pressionou, o arqueiro tricolor impediu que os chutes rivais entrassem. Para os rubro-negros, o árbitro também influiu no resultado ao não dar um pênalti em lance polêmico sobre Rodrigo Tiuí, muito reclamado pelos atletas do clube.

Os dois times voltam a campo pelo Brasileiro no próximo fim de semana. No sábado, o Atlético-GO encara o Fluminense, no Rio de Janeiro. No dia seguinte, o Grêmio enfrenta o Corinthians, no Olímpico. Porém, antes desses jogos, na quarta-feira, as equipes disputam o primeiro duelo das semifinais da Copa do Brasil. Em Goiânia, o Dragão enfrenta o Vitória. Já o Tricolor recebe, em Porto Alegre, o Santos.

Primeiro tempo de dar sono

Assim que a bola rolou no Serra Dourada, o Atlético-GO partiu para o ataque. Logo no primeiro minuto, Ayrton arriscou de longe, mas a bola passou ao lado. Jogo movimentado? Impressão errada. Após esse lance, as equipes penaram para conseguir armar jogadas de ataque. Chance clara de gol na primeira etapa, apenas uma. Aos 17, Edílson cobrou escanteio direto e quase faz um gol olímpico. A bola explodiu na trave.

Carecendo de entrosamento, o Atlético-GO tentou chegar à meta de Victor com chutes de longa distância. Ramalho, aos 30, e Marcão, no minuto seguinte, arriscaram de fora da área. Em ambos os casos, a bola saiu ao lado do gol.

- Está faltando mais tranquilidade na frente para conseguir finalizar – resumiu Ayrton na saída para o intervalo, em análise que valeria para os dois times. Fim do sono e lance polêmico


O tricolor respondeu logo em seguida. Bergson subiu mais alto que a zaga do Dragão e cabeceou com muito perigo para a meta rubro-negra. A bola passou tirando tinta da trave. Mas a reação gremista parou por aí. Empurrado pela torcida, o Atlético-GO passou a criar as melhores chances.A segunda etapa começou mais movimentada que a anterior. Hugo, aos nove, arriscou de longe, a bola desviou em um adversário e acertou o travessão do goleiro Edson. Para alegria da torcida do Atlético-GO, o técnico Geninho colocou Rodrigo Tiuí em campo, no lugar de Juninho. E o atacante deu um novo gás ao time rubro-negro. Tanto que, aos 19, tocou para o meio da área. Marcão conseguiu chegar antes dos zagueiros, mas teve o chute desviado por Victor.

Em cobrança de falta, aos 26, Elias acertou a trave. No minuto seguinte, Rodrigo Tiuí invadiu a área e foi derrubado por Edílson. O juiz não marcou a penalidade. A torcida do Atlético-GO ficou um pouco mais esperançosa em conquistar uma vitória quando, aos 29, Ozéia recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Porém, quando tudo parecia que caminharia para que o Rubro-Negro tivesse sua vida facilitada, Victor mostrou que não é à toa que tem sido lembrado por Dunga nas últimas convocações da seleção.

O goleiro operou três grandes defesas em sequência. Aos 32, Ailton recebeu um longo lançamento na área, dominou e bateu cruzado, com força. Três minutos depois, foi a vez de Keninha entrar na área e chutar forte. Não dá na força, vai na técnica, deve ter pensado o jogador, uma vez que, aos 36, em vez de mandar uma bomba, tentou colocar o arremate. Mas não teve jeito, o goleiro tricolor pegou de todas as formas e garantiu o empate.