sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Só nos resta o Brasileirão


O Grêmio volta suas atenções somente ao Brasileirão, a começar pelo próximo domingo. Isto porque a estreia de Renato no comando do Grêmio certamente não foi do jeito que todos gostariam. No mesmo dia que desembarcou em Porto Alegre, comandou o Tricolor na derrota para o Goiás, por 2x0. Prejudicado pela arbitragem, o Grêmio não obteve o resultado para avançar à próxima fase.

A primeira chance foi do visitante. Aos 7 minutos, Everton Santos recebeu na entrada da área e tentou o chute, mas foi travado por Rafael Marques. Um minuto depois, a bola chegou até a direita de ataque do Goiás, onde Wendell Santos cruzou para conclusão de cabeça de Amaral, que abriu o placar no Olímpico.

A resposta gremista demorou a chegar. Somente aos 15 minutos, Jonas pegou um rebote da zaga e chutou fraco, nas mãos de Harlei. Aos 22, Maylson voltou a ameaçar, mas o chute de fora da área saiu à direita de Harlei.

Aos 30 minutos, o Goiás voltou a atacar pelo seu lado direito de ataque. Novamente Wendell Santos, que apareceu nas costas de Fábio Santos e alçou a bola na área. Na sobra da zaga, Everton Santos chutou de primeira, por cima do gol de Marcelo Grohe.

Aos 37 minutos, quase gol do Goiás numa bobeira da zaga gremista. Após um balão, Neuton tentou recuar de cabeça para Marcelo. O goleiro gremista, no entanto, havia saído do gol para fazer a defesa. Falha de comunicação que poderia ter custado o segundo gol do Goiás.

O Goiás poderia ter matado o jogo ainda na primeira etapa, aos 44 minutos. Bernardo foi lançado, ganhou a dividida com Marcelo Grohe, mas na hora de finalizar, chutou em cima de Rafael Marques, perdendo a chance.

Nos dois primeiros minutos da segunda etapa, duas chegadas boas do Grêmio. Primeiro com Rafael Marques, que chutou nas mãos de Harlei. Depois com Maylson, que foi lançado na direita e chutou cruzado pra fora. Aos 4, mais uma chegada forte, com Jonas chutando para defesa de Harlei. Um minutos mais tarde, Maylson completou a blitz tricolor, chutando para fora a chance do primeiro gol.

O Goiás respondeu aos 7 minutos, com um chute de Bernardo, que Marcelo defendeu. Na sequencia, Fábio Santos recebeu pela esquerda de ataque, avançou e chutou cruzado pra fora.

Nos minutos seguintes, o Grêmio tomou o controle da partida, mas sem ameaçar o gol adversário. Somente aos 20 minutos, o Goiás levou perigo ao gol gremista. Bernardo cobrou falta, por cima do gol.

Aos 30 minutos, o lance que complicou a arbitragem da partida. Roberson, que havia recém entrado em campo, cruzou da direita. Jonas dividiu no alto com a zaga e, na sobra, chutou prensado com Harlei. Na sobra, André Lima fez o gol, de cabeça. A arbitragem, que inicialmente havia confirmado o gol, anulou o lance equivocadamente, marcando impedimento e prejudicando o Grêmio.

Depois de ser lesado pela arbitragem, o Grêmio partiu com tudo para cima do Goiás. Em um contra ataque, no entanto, o adversário matou o jogo. Everton Santos entrou pela direita, trombando com a zaga e finalizando de esquerda na saída de Marcelo Grohe.

Final de jogo e Tricolor eliminado na Sulamericana. Agora, o time de Renato Portaluppi tem suas atenções voltadas somente ao Campeonato Brasileiro, quando enfrenta novamente o Goiás no domingo, às 18h30, no estádio Olímpico.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Homem Gol,Chegou ! ! !


Camisa aberta, óculos escuros, medalhão no peito, rodeado de mulheres, ovacionado pela torcida. Esse foi o Renato que concedeu a primeira entrevista coletiva como treinador do Grêmio. No primeiro contato com a imprensa, se disse emocionado por voltar ao clube, elogiou o grupo, prometeu melhorar a situação do time e confirmou que comanda o Tricolor já na partida das 19h30min desta quinta-feira, contra o Goiás, no Olímpico, pela Copa Sul-Americana.

— É sempre bom ser recebido assim, principalmente por uma torcida que eu sempre tive no coração, uma torcida apaixonada. Fiquei muito feliz pela recepção. Voltei a me emocionar e bastante. Agora é trabalhar. Logo mais estarei à beira do campo com o grupo, procurando um resultado que nos interessa.

Como um ídolo, Renato foi recepcionado por centenas de gremistas por volta do meio-dia desta quinta-feira, na saída auxiliar do Aeroporto Salgado Filho. A torcida gremista comemorou a chegada do "eterno camisa 7" como uma verdadeira contratação.

— Fui contratado como técnico. É lógico que não tem como escapar do ídolo, mas vim para trabalhar como técnico, isso vai ficar claro. Não tenho medo de arranhar a minha imagem. Caso contrário, não estaria aqui. Gosto de desafios. Confio bastante no meu trabalho, na diretoria do Grêmio e nessa massa que vai nos apoiar.

Questionado sobre o bom momento do Inter, que aumenta ainda mais a pressão no Grêmio, Renato afirmou que não pode prometer grandes títulos no início do trabalho:

— Não tenho nada para falar do rival, que está trilhando o caminho dele e está prestes a ganhar mais uma Libertadores. Nós temos que nos preocupar em sair desta situação. Só que as coisas acontecem aos pouquinhos, não vou chegar aqui dizendo que o Grêmio vai ser campeão. Mas pode ter certeza que o torcedor vai voltar a sorrir e ter prazer de entrar no Estádio Olímpico.

Com Renato chega o auxiliar Alexandre Mendes, que também é preparador físico. O treinador já estará presente na casamata na partida diante do Goiás, no Olímpico, pelo jogo de volta da primeira fase da Sul-Americana.

Renato comandou o último jogo do Bahia na terça-feira. Só conseguiu dormir duas horas, antes de embarcar na madrugada de quarta-feira para o Rio. Na capital carioca, já preparou a preleção do time gremista e depois foi repousar. Chegou em Porto Alegre com uma ideia de time na cabeça.

— Tenho acompanhado o Grêmio. O grupo é muito bom, tem jogadores diferenciados. Já conversei com a diretoria, disse ao Alberto (Guerra), que foi ao Rio conversar comigo, que o mais rápido possível os jogadores voltarão a ter alegria de jogar futebol. É importante que o torcedor apoie em todos os jogos. Em breve o Grêmio vai sair dessa situação — garantiu.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Renato é o novo Técnico


Em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, o presidente Duda Kroeff confirmou o nome de Renato Portalupi como novo técnico do Grêmio. O treinador ainda comandará o Bahia nesta noite, diante do Paraná Clube e se apresenta na quarta-feira no Estádio Olímpico.
Maior ídolo da história gremista, autor dos dois gols que deram ao Grêmio o título mundial de 1983, Renato chega para comandar o Tricolor na retomada do caminho no Campeonato Brasileiro e na disputa da Copa Sul-Americana.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Felipão por Felipão

Derrota e Faxina


Após a derrota para o Fluminense por 2 a 1, neste domingo, no Olímpico, o Grêmio decidiu mudar o comando do futebol. Emocionado, o presidente Duda Kroeff anunciou a saída do técnico Silas e do assessor Luiz Onofre Meira do clube.
– O momento do Grêmio é ruim, sério e grave. A gente viu neste jogo contra o Fluminense. Parece que a bola não entra, pega do lado de fora da rede. Precisamos de motivação. Por isso, estou liberando o Meira e o Silas. Desde já agradeço muito aos dois – disse Kroeff.

O dirigente foi só elogios para a pessoa de Silas e disse que o treinador não estava pré-acertado com o São Paulo, como chegou a ser comentado na imprensa.
– O Silas é uma pessoa maravilhosa, um amigo que ganhei. Tenho certeza que vai fazer muito sucesso. Mas não tem nada de acertado com o São Paulo, como foi noticiado – comenta.
Paulo Paixão, com o auxiliar João Antonio, serão os responsáveis pelo comando técnico até a chegada do novo treinador. Para a vaga de Meira, Beto Guerra assumirá a vaga interinamente. Kroeff disse que tem alguns nomes na cabeça, mas que começará a procurar o novo treinador a partir de segunda-feira.

– Não quero comentar nada sobre os nomes que estão na minha cabeça – frisa.
Kroeff também contou que não tem como deixar o clube neste momento, embora parte da torcida tivesse pedido sua saída:
– Infelizmente, o presidente do clube não pode sair. Não vou abandonar o Grêmio nesse momento grave.

domingo, 8 de agosto de 2010

Aos Pais que nos Deram a Nossa Maior Alegria: Ser GREMISTA.


Hoje se comemora o Dia dos Pais (não que ele mereçam somente um dia a ser comemorado). Eles que muitas vezes são os responsáveis por nossa escolha futebolística - salve exceções é claro. Fanáticos por futebol em sua maioria, aguardam ansiosos pela chance de ver o seu filho nascer, crescer e passar adiante o clube de seu coração. Essa luta começa desde o primeiro choro da criança, com seus segundos de vida. Lógico que não é sempre que dá certo. Na minha família existem exemplos disso. Por exemplo o meu pai. Ele não quis saber de ser colorado (graças a DEUS!) como o meu avô era. Se tornou GREMISTA por convicção, quando ainda ouvia pelo rádio os jogos do TRICOLOR e me influenciou com todo o seu fanatismo para que seguisse os seus passos. Afinal, me tornei um GREMISTA como vocês podem ver.

São GREMISTAS, colorados, palmeirenses, atleticanos e torcedores mundo afora influenciados pelos pais, que foram influenciados pelos seus pais, que foram influenciados também pelos seus pais e assim por diante. Como eu disse anteriormente, existem aqueles que interrompem a linha clubística da família - como o meu pai.

Aqui, por ser um Blog do GRÊMIO, eu me dirijo ao meu pai GREMISTA e a todos vocês pais TRICOLORES. Afinal, a maioria de vocês nos fizeram torcedores do IMORTAL TRICOLOR. E é por isso que temos que agradecer e muito por essa alegria de ter sangue AZUL, PRETO e BRANCO correndo em nossas veias. Salvando sempre exceções. Por exemplo, se você é GREMISTA e seu pai é colorado. Ame-o, parabenize-o pelo seu dia e agradeça por não ter forçado e lutado muito para que você virasse alguém como ele. Já pensou nessa possibilidade?

Pois é, ser GREMISTA é uma honra, uma alegria na boa e na ruim e um sentimento que nos faz amar. Particularmente, graças ao meu Pai! Já você, creio que a mesma coisa.

Tem vezes que eu me pego pensando: se meu pai não fosse GREMISTA, torcesse para outra equipe, o que eu seria? Eu não me atrevo a pensar outra coisa se não contrariar a sua opção clubística e continuar a torcer pelo meu GRÊMIO, seja onde e como ele estiver. Quer saber. ainda bem que eu não tive que passar por essa situação.

Por tudo isso e muito mais é que me orgulho de dizer:

Feliz Dia dos Pais meu Pai. E felicidades a todos os outros milhões de Pais TRICOLORES! Eles que lutam para que os seus filhos continuem a torcer e engrandecer o nosso IMORTAL!