sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Carta ao Passado

Peço para que algum viajante no tempo, de passagem por 2010, que por ventura esteja indo para uns 10 anos atrás, entregue esta carta para mim. Estarei no bairro Capão da Cruz em Sapucaia.

“Fala Bonatto,

Aqui é tu mesmo, direto de 2010. Vou ser curto e grosso. Em um momento de angústia tive que te (me) escrever esta carta por descarga de consciência. Quero te falar do Grêmio aqui em 2010. Não vou te aporrinhar com coisas que acontecerão neste meio tempo que nos separa. Acredite, tu não vai querer saber. Só uma dica: comemore MUITO a Copa do Brasil de 2001. Enfim, vamos lá:

O Grêmio não é mais o Grêmio. É apenas uma estrutura que mantém este nome, formada por dirigentes broxas para comandar futebol, um conselho omisso e sanguessuga, sócios perdidos na falta de opção, jogadores sem causa, raça, vergonha e indignação comandados por um técnico sem ambição e sem coragem nem para o óbvio.

Tu vai ter que assistir tudo isso na seca, pois tiraram a cerveja dos estádios anos atrás.

O rival chegará ao segundo mundial sem técnico, sem goleiro, sem precisar ser copero, sem precisar ganhar a Libertadores. Só na base do saldo qualificado e uma invejável força nos bastidores.

Comece a prestar atenção em jogadores reservas do São Paulo e Avaí. Não questione o porquê de fazer uma coisa idiota como essa, vai ser útil, inútil, sei lá. Apenas faça isso.

Esqueça aquilo que tu conhecia como Super Copa dos Campeões da América ela não vai mais voltar. Isso foi extinto antes mesmo da sua banalização. Hoje temos a Copa Sul-americana, uma forma de comemorar vaga a Libertadores tendo uma taça como desculpa. Agora em 2010, Jogadores e dirigentes disso que tu conhece na tua época como Grêmio, vão priorizá-la, vão com tudo, sangue nos olhos. Demonstrarão essa vontade toda com um empate contra o Goiás na estréia.

Uma futilidade, mas tenho que te contar para descontrair. Sabe o Loco Abreu, que uns dois anos atrás da tua época se machucou cobrando um pênalti? Levou o Uruguai às semifinais da Copa do Mundo com uma cobrança de cavadinha. É sério.

Vai se despedindo do Olímpico (hoje também chamamos de Velho Casarão), pois está começando este mês as obras do novo estádio, uma arena que promete ser a mais moderna da America Latina. Só não me pergunte o que vamos disputar nela.

Tua filha está linda e indo bem na escola. Mas tente fazer algo agora que ela é nenê para incutir algum gremismo no subconsciente dela para me facilitar as coisas aqui em 2010. Tu vai te separar e ela será levada para quase 400 km de ti. Com essa distância, vendo ela quase que só nas férias escolares, mãe e avô colorados, mais os acontecimentos e não-acontecimentos dos últimos 10 anos, está cada vez mais difícil reverter.

Mais uma coisa. Por mais que as leis do tempo digam que não se pode interferir em decisões tomadas (vai ter um filme chamado “Premonição” que te explicará melhor) vou ter que te dar uma dica: Nem que o Fábio Koff te peça pessoalmente, vote num cara chamado Duda Kroeff.

Bom era esse meu desabafo, por mais que tu não acredites em metade do que te escrevi, me sinto um pouco melhor. Vou me despedindo agora, pois tenho que ir ali levar o poste para mijar no cachorro.

Cristian Bonatto, Sócio Gremista de Sapucaia, escreve as sextas no Blog do Torcedor do Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário