segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Verdadeiro Grêmio está voltando

Armado no esquema 3-6-1, o Grêmio iniciou mostrando mais organização em relação ao duelo da última quinta-feira, também contra o Esmeraldino, pela Copa Sul-Americana.

Mesmo com Jonas sendo mais uma vez o único atacante, a aproximação dos homens de trás ocorria com maior frequência, se comparada ao meio de semana. Dessa forma, o Tricolor criou três oportunidades em pouco mais de 10 minutos.

Logo na primeira volta do relógio, o volante Willian Magrão surpreendeu a defesa goiana ao receber após cobrança de lateral, invadir a grande área em velocidade e bater forte e cruzado, à direita do gol de Harlei.

Aos sete, quem avançou foi o jovem zagueiro Neuton. Na meia-lua ele foi derrubado pelo marcador. Souza, alçado à condição de capitão do time por Renato Gaúcho, caprichou na cobrança da falta colocada, que tirou tinta da trave esquerda.

Willian Magrão marca o segundo gol do Grêmio - Foto: José Doval/AI GrêmioAos 12, num rápido giro na intermediária direita, o mesmo Souza esticou para Fábio Santos, que venceu o adversário na velocidade e pegou de primeira com a canhota. Por segurança, Harlei amorteceu o tiro, para depois segurar firme.

Encontrando dificuldades para penetrar no campo gremista, o Goiás só foi finalizar aos 15 minutos. O atacante Everton Santos pegou uma sobra da defesa e, da grande área, bateu reto, procurando o canto direito de Victor. No meio do caminho, Neuton bloqueou a passagem da bola.

Com amplo domínio da posse de bola, o Tricolor envolvia o time de Emerson Leão, apagando a má impressão do péssimo primeiro tempo de quinta-feira. Aos 19, Jonas dominou no bico da grande área, superou dois marcadores e bateu em curva de canhota. Harlei voou, não alcançou e viu ela sair mais uma vez raspando seu poste direito.

Dois minutos depois, o recuperado Neuton mostrou confiança ao arriscar uma série de dribles no setor ofensivo. A tentativa mostrou-se correta e, não fosse o pé de Valmir Lucas quase na linha do gol, o placar teria sido aberto depois de sua “cavadinha” sobre o arqueiro esmeraldino.

A superioridade seria finalmente confirmada no marcador aos 32. Com a perna esquerda, Douglas bateu falta frontal na trave de Harlei. No rebote, Willian Magrão mostrou oportunismo ao soltar a bomba de voleio, no bate-pronto, e estufar as redes: 1 a 0.

O panorama do confronto permaneceu inalterado mesmo após o gol. Aos 37, Souza pegou sobra da defesa goiana e arrematou forte, procurando a “gaveta” direita. A bola chegou a tocar a rede, mas pelo lado de fora.

No lance derradeiro da primeira etapa, o camisa 8 gremista explorou a linha de fundo e cruzou para dentro da área. Ferdinando, livre e na marca do pênalti, concluiu torto de canhota, perdendo o segundo.

Renato obtém primeira vitória no comando do Grêmio - Foto: José Doval/AI GrêmioCom a vantagem, o Tricolor voltou para a etapa final sem mostrar o mesmo ímpeto. Ainda assim, controlava tranquilamente o Goiás. Nos contragolpes, levava perigo e criava chances para “matar” o jogo.

Aos quatro, numa saída rápida, os donos da casa pegaram a defesa adversária fora do lugar. Na intermediária, Jonas largou de primeira e na frente para Willian Magrão, que avançava sozinho em direção ao gol. Já com a bola dominada, ele utilizou o lado do pé direito para deslocar Harlei, que atirou-se no lado certo e salvou a ampliação do escore.

Aos nove, lotericamente, Bernardo investiu em jogada pessoal e bateu de fora. Victor, mero espectador da partida, acompanhou a saída da bola longe de sua meta.

Trocando passes, o time de Renato Gaúcho avançava aos poucos, sem pressa. Aos 18, a encomenda sairia melhor que o esperado. Em falta lateral, Douglas levantou com perfeição na cabeça de Willian Magrão, reeditando o primeiro tento do jogo. O volante, hoje com a camisa 9, subiu mais que a defesa rival e torneou certeiro no cantinho esquerdo de Harlei: 2 a 0.

Encaminhada a primeira vitória em dois meses, o Grêmio passou a administrar o resultado. Em campo, a equipe cadenciava o ritmo. Fora dele, Renato promovia alterações, até como forma de reconhecer a atuação de alguns de seus comandados.

Douglas e Souza, por exemplo, deram lugar a Fernando e Leandro, respectivamente. No terço final, os donos da casa criaram ainda duas boas situações. Aos 31, na grande área, Jonas matou no peito, girou sobre o zagueiro e mandou por cima, exagerando na força. Aos 44, o próprio camisa sete tentou o canto direito. Harlei espalmou.

Nada, porém, suficiente para alterar o rumo do confronto, que marcou a saída da zona de rebaixamento e o primeiro triunfo de Renato Gaúcho à frente da equipe tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário